Dicas

Painéis decorativos confirmam tendência
Painéis decorativos confirmam tendência

Cada vez mais procurados e populares, os painéis são a última tendência na hora da decoração, podendo conferir elegância, charme e personalização ao ambiente. São elementos versáteis já que existem em diversos materiais, tamanhos e estilos para todos os gostos e bolsos. Opções como painel pintado, com ou sem textura, fazendo lembrar papel de parede, podem ser as mais baratas, porém a montagem de painel vinílico adesivado é bem interessante com imagens grandes ou em pequenos formatos, abstratas ou concretas, capazes de transmitir mensagens, provocar sensações e emoções, evocar lembranças, ou até mesmo, contar histórias. Já a alternativa de painel em marcenaria tem sido uma boa solução para instalação da tv em espaços estreitos ou que requerem racks livres para adornos, além de esconder os fios do aparelho. Acrescenta-se ainda opções para o uso externo como os de cerâmica, muito propício para fachadas por proporcionar grande durabilidade e fácil manutenção às empenas das construções sujeitas a intempéries.

As idéias são muitas para transformar completamente a atmosfera ou agregar um toque personalizado na decoração dos espaços residenciais e comerciais, tomando o cuidado apenas de conjugar as cores e combinar o painel desejado com o resto do ambiente.


Tijolo aparente na sala de estar
Tijolo aparente na sala de estar

A escolha do revestimento das paredes requer muito cuidado, planejamento e criatividade. Hoje a pintura não representa a única forma de decorar a parede, já que a variedade de ideias e materiais que podem ser utilizados para melhorar a estética dos ambientes é enorme.

Poucos materiais deixam os ambientes mais aconchegantes do que uma parede de tijolos à vista. Muito atual na decoração, com diversos formatos e acabamentos, que encantam pela riqueza de detalhes. O tijolo aparente não precisa, necessariamente, estar relacionado aos ambientes rústicos, pois esse revestimento também confere personalidade ao espaço, criando uma decoração descontraída e charmosa, com aspecto arrojado.

Você pode até pensar que uma parede dessas não “se encaixa” na sua casa, por causa da decoração já existente, mas o que você não sabe é o quão versátil esse artifício pode ser. Nesse tipo de parede, você pode colocar quadros e objetos de arte, dando “vida” ao ambiente, principalmente se as demais paredes forem brancas. Tais paredes podem ser um divisor de águas, marcando e delimitando espaços.
Para conseguir esse efeito aparente, podemos construir ou apenas revestir uma parede, no caso das residências mais modernas. Nas casas mais antigas, pode-se descascar uma parede para descobrir se ela é ou não formada por tijolos maciços. Pense no efeito que mais lhe agrada e escolha peças com a tonalidade e o tamanho adequados.
 
Os tipos de acabamento podem ser diversos, e interferem na sensação que o ambiente, vai transmitir. Você pode escolher a cor natural, se seu desejo é dar um ar mais sofisticado e sóbrio para a sua sala, neste caso, dê mais destaque à iluminação. Caso não queira mostrar diretamente o material, os tijolos podem ser pintados com cal e tinta da cor desejada. Pintar a parede de tijolos aparentes é a saída perfeita para quem busca por resultados mais delicados e modernos.

Uma dica é aplicar silicone e resinas na parede para manter a integridade dos tijolos, com aparência sempre bonita, sem risco de estragos causados pela umidade. Desta forma, a limpeza da parede fica mais fácil.
 
por Andreia Gomes. Texto com a colaboração do Arquiteto Marcelo Bastos.


Truques de decoração para banheiros pequenos
Truques de decoração para banheiros pequenos

A compactação dos ambientes é cada vez mais comum nos novos apartamentos.  Os quartos e salas são bem pequenos, dificultando a decoração e a instalação do mobiliário.  A cozinha também teve seu espaço bastante reduzido. Parece que o padrão de banheiro, nesses novos imóveis, é que o espaço seja o menor possível, considerando apenas a existência dos itens essenciais: lavatório, chuveiro e vaso sanitário. Dá até aquela sensação de que não há alternativas de decoração para driblar a falta de espaço, fugir do padrão e deixar a casa com a “nossa cara”.

Apesar das medidas serem reduzidas, restringindo um pouco as possibilidades, dá para encontrar soluções para sofisticar e destacar os ambientes da sua casa, mesmo que seja um pequeno apartamento.

Uma dica fundamental para decorar banheiros pequenos é usar grandes espelhos. Podem ser com molduras, de fora a fora ou com bisote (bordas chanfradas que formam uma moldura no próprio espelho), com ou sem iluminação. O mais importante é que ocupem a maior área possível. Os espelhos ajudam a ampliar o ambiente e a tirar a sensação de apertado, uma vez que têm o efeito de “duplicar” tudo que se reflete neles.

Justamente por duplicar tudo, é importante tomar muito cuidado com o tipo de revestimento que vai ser usado no ambiente, principalmente nas paredes. Se você optar por utilizar azulejos com estampa muito forte, ou repetitiva demais, por exemplo, azulejo português, pode dar uma sensação de labirinto, claustrofóbica, tornando a permanência no ambiente desconfortável. O ideal é usar materiais suaves e de padronagem clean. Quanto mais clean, melhor.

Em um banheiro pequeno, é melhor não segmentar muito o ambiente, ou seja, não utilizar vários materiais diferentes e dividir por setor, por exemplo, pastilhas no box, azulejo com detalhes no vaso e gabinete com duas partes (lavatório e armário).

Criar nichos é muito interessante, uma vez que ajuda a aumentar a área para guardar coisas. Faça nichos próximo ao lavatório para produtos do dia a dia e cosméticos. Use um nicho no box para os shampoos, sabonetes e hidratantes. A vantagem de se criar um nicho no box é que, como esses espaços são bem apertados, você deixa as coisas “embutidas” na parede, evitando esbarrar em saboneteiras e suportes externos. Iluminar o nicho, ou embutir uma iluminação por trás do espelho são ótimas ideias.

Por Ricardo Horiuchi, da Motirõ Arquitetos